sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Marco conceitual e teórico: sobre os carísmaticos em Porto Velho

No marco teórico desta investigação apresentaremos o estudo a partir dos conceitos desenvolvimos da Teoria dos ‘Usos e Gratificações’, particularmente, será seguido o conceito de John Fiske. Para lograr os objetivos propostos, também, se lançará mão das teorias existentes de comunicação, particularmente dos conhecidos processos de comunicação e de interação simbólica. Assim como, da fenomenologia religiosa, da sociologia e até da psicologia humana.

As manifestações ritualistas, ou seja, o rito como complemento da interação dentro do ambiente ritual, são fontes de identificação dentro e fora do espaço da Igreja. O rito sendo a parte ativa de todo segmento religioso, especificamente o realizado na Igreja São Luis Gonzaga, tem a priori a finalidade de despertar uma disposição de espírito favorável com relação às manifestações sociológicas como são a comunicação e as assimilações simbólicas e seus usos nas esferas das ações culturais e religiosas.

Dentro do que é um estudo comunicacional a análise se fecha a princípio num processo simples de comunicação como no esquema dado por emissor-mensagem-canal-receptor-resposta ou feedback. O estudo referente às teorias do símbolo será tanto no aspecto comunicacional como no seu caráter mais aprofundado em função da semiologia.

Marco Referencial:

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento dentro da Igreja Católica que tem como objetivo levar a espiritualidade às pessoas através dos carismas do Espírito Santo. A RCC, entado ven ao resgate dos valores da Igreja, dentre eles, a Pessoa do Espírito Santo, conquista o seu espaço como movimento eclesial.

A Renovação carismática é um acontecimento religioso que já não se pode desconhecer. Nascido na Igreja e para a Igreja, em poucos anos assumiu proporção tão expressiva que se estendeu ao mundo inteiro. Pretender defini-la é ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil, porque seus pontos fundamentais estão bem definidos; eles nada têm de complexos, a partir do momento em que são compreendidos nas suas linhas essenciais. Difícil, porque sua riqueza, como tudo o que está enraizado no Evangelho, na palavra divina, ultrapassa qualquer coisa que possa caber numa definição, por mais exata que possa ser".(Benigno Juanes SJ. www.comunidadeshalom.org.br/formacao/rcc/batismo.html)

RCC é a redescoberta experimental do poder do Espírito Santo na vida dos cristãos, e a abertura à sua ação para viver o Evangelho em plenitude, para evangelizar com poder sobrenatural, sendo testemunhas de Cristo Ressuscitado (até suas últimas conseqüências), e contribuindo para renovar todas as formas de presença e de serviço de Cristo na Igreja e no mundo.

O uso do termo "carismático" é explicado pelas diversas expressões da ação do Espírito Santo, que são o que poderíamos chamar de "momentos fortes" de Sua manifestação. A Renovação manifesta-se primeiro exteriormente, por um conjunto de reuniões de oração, seja de louvor e de aclamação de Deus, ou com a intenção de curar ou de libertar as pessoas, em um clima de alegria e inclusive de exaltação espiritual. Os carismáticos tem 7 dons: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, Ciência, piedade, temor de Deus

O movimento ressurge na atualidade para reacender a fé das pessoas afastadas da igreja católica. A palavra carisma quer dizer ‘graça’ ou ‘don’. Ou don do espírito que significa a presença ou manifestação de Deus. A RCC surgiu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática uma renovação eclesial desejada pelo Concílio Vaticano II.

O movimento nasce, precisamente, nos Estados Unidos em 1966 com um referencial muito expressado no pentecostalismo americano. Um grupo de jovens, membros de faculdades da Universidade de Duquesne do Espírito Santo, reuniam-se freqüentemente para momentos de oração fervorosa e para conversar sobre a vitalidade de sua vida de fé. aplicaram-se a reler e a meditar os Atos dos Apóstolos, e a rezar, pedindo a Efusão do Espírito Santo, e lá tiveram uma experiência tão forte da Graça divina, que tal acontecimento tornou-se conhecido como o marco inicial da renovação Carismática na Igreja Católica. Desde então, se está vivendo um dos grandes momentos da história da Igreja contemporânea.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, formado em Comunicação Social e pós-graduado em Jornalismo e Mídia.Atual Editor do Site Rondonoticias. Escreve a Coluna Esportiva "Na Marca da Cal" no mesmo site e é membro fundador e ativista da Academia Rondoniense de Poetas - ACARP.