segunda-feira, 11 de junho de 2007

Clã Mcluhan na Aldeia Global

Tal pai tal filho

Eric McLuhan, filho de Marshall MacLuhan, segue os passos de pai. Como cientista social acredita na famigerada aldeia global. Revive a idéias de que todos nós vivemos numa imensa aldeia em um novo estágio de vida onde a troca de informações é supranumerária.

O pensamento dos McLuhan funda-se na idéia de que os meios são extensões do homem e seus efeitos estão relacionados à maneira como estes atuam sobre a percepção humana, a partir de suas especificidades técnicas. É nesse sentido que ele divulga o célebre slogan de que "o meio é a mensagem".

O meio é a mensagem

Na obra “O Meio é a Mensagem”, de Marshall, o Eric coincide com o pai, ao alertarmos do poder nos meios sobre a sociedade. Em recente entrevista, Eric não se deixou abater e falou intensamente do Poder da Mídia no universo do homem. Ratificou que o meio é realmente o que domina a comunicação no século 21. A mensagem fica relegada em segundo plano, o que provoca calafrios em muitos puristas.

Os meios venceram a batalha


Para Eric MacLuhan os meios venceram a batalha. A literatura ficou de lado, o que é preocupante para o comunicador. “Não há necessidade da leitura. Esse exercício mental se perdeu. O radio, a TV e a internet fizeram sucumbir o valor da leitura”, disse o cientista.

Droga


“Os meios de comunicação de hoje são como a droga. Eles viciam”, comentou Eric. “A adição ao computador é tratado pelos médicos com as mesmas técnicas da adição por entorpecentes”, explicou.

You Tube


Para MacLuhan fenômenos como o Yub Tube acabou com o direito autoral. “Ninguém tem mais o controle, e não há mais direito do autor”, observou.

Futuro

Eric acredita que os meios de comunicação e suas emissões estão atingindo cada vez os patamares da arte. Para ele a TV, o radio e a Internet estão enviando mensagens cada vez mais ligadas a uma nova forma de manifestação artística, propriamente. “Agora todo conteúdo midiático será arte”.


O poder

Eric terminou a entrevista deixando uma mensagem: “Os meios são uma ameaça. Mais bem que os donos destes não sabem ainda utilizá-los”. Ressaltou também na atualidade as culturas multinacionais, onde o fim das fronteiras é uma realidade plausível.

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, formado em Comunicação Social e pós-graduado em Jornalismo e Mídia.Atual Editor do Site Rondonoticias. Escreve a Coluna Esportiva "Na Marca da Cal" no mesmo site e é membro fundador e ativista da Academia Rondoniense de Poetas - ACARP.