segunda-feira, 18 de junho de 2007

Soberania ou manutenção do Poder?

Ontem reunidos em casa, discutíamos com mais dois colegas da imprensa local, uma questão muito polêmica, que se referiu a suspensão da emissão de um canal de televisão no país vizinho da Venezuela. –Querendo não ter uma posição mais purista, tentei me colocar no lugar do presidente Hugo Chavez que decretou a medida drástica.

Meus colegas foram desde já, totalmente contra. Nem quiseram tentar me ouvir, que numa coisa o caudilho venezuelano poderia ter certa razão: ele o fez, ou tentou justificar que estava defendendo a soberania nacional. Bom, eu acredito que sim. O problema é se os meios justificariam o fim.... Isso é plausível de analise. A discussão está aberta.

Sei que o pior atentado é o realizado contra a manifestação humana. Sou contra a censura. Mas por outro lado, me preocupa também a responsabilidade da liberdade de expressão. Me preocupa também a total distorção de realidades que se pode fazer com a simples edição, manutenção e propagação de imagens contra ou a favor de alguém.

Me preocupa o poder do dinheiro sobre as pessoas, e o poder da ingerência de alguns países sobre outros. Chavez tem razão quando diz que foi golpeado à serviço do que chama de “imperialismo yanke”, que patrocinou a divulgação do caos na Venezuela através de canais de comunicação. A mesma coisa foi feita, anos trás no Chile quando a CIA, comprovadamente, deu respaldo a derrocada do presidente Allende, que morreu, (alguns dizem que foi morto a balaços) no palácio tentando defender seu posto e a ordem no Chile.

Saindo da esfera das ingerências dá imensa Águia do Norte, Collor de Melo também foi de certa maneira defenestrado pelo Poder dos Meios, estritamente, pela Globo, que moveu as pedras, e o piso do agora senador da República. Em bom tempo, Collor houvesse querido ter peito, e, liquidar a fatura, fechando um canal como a Globo. Lula, na época que era o Sapo Barbudo prometeu, por exemplo liquidar com a Globo, canal que para o Petista, era ou foi o patrocinador direto da caça aos comunistas no Brasil e muito amigo dos generais da ditadura.

Não esqueçam que a Globo é viceralmente ligada a Time Life da Ámerica. Uma coisa eu sei, onde o americano se mete é para gerar caos. Se não é só ler o que está ocorrendo no Afeganistão, no Iraque, na Palestina (Israel)...

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, formado em Comunicação Social e pós-graduado em Jornalismo e Mídia.Atual Editor do Site Rondonoticias. Escreve a Coluna Esportiva "Na Marca da Cal" no mesmo site e é membro fundador e ativista da Academia Rondoniense de Poetas - ACARP.